Monday, March 23, 2015

Raul Gudiño


















NomeRaul Manolo Gudiño Vega
Nacionalidade: México
Data de Nascimento:22/04/1996
Posição:Guarda Redes
Altura: 1,95 M
Clube: F.C. Porto (Empréstimo Chivas)



Descrição: Nascido em Guadalajara, Gudiño inicia a sua carreira de futebolista no Club Deportivo Guadalajara, mais conhecido por Chivas, garantindo desde cedo lugar na baliza dos escalões de formação do México. Em 2013 assume-se e dá-se a conhecer internacionalmente, primeiro ao vencer o titulo de campeão da CONCACAF e sendo considerado o melhor guarda-redes do torneio. Depois com uma campanha excepcional no Mundial de Sub-17 chegando à final onde acabaria por perder frente à poderosa Nigéria.

Em 2014 vai por o F.C. Porto por empréstimo e com opção de compra. Assume-se também rapidamente na equipa de Juniores e equipa B do clube demonstrando grande qualidade, sendo provável o investimento do clube no passe do jogador.

Tem se mostrado um especialista a defender grandes penalidades, mas as suas qualidades vão muito além desta particularidade do jogo. É um guarda redes bastante alto e demonstra uma agilidade impressionante, com excelentes reflexos e forte no 1x1. Em termos de jogo de pés deve melhorar, apesar de procurar resolver de forma simples quando lhe é requerido este tipo de situações, apesar da altura tem capacidade para melhorar nas saídas da baliza, talvez uma maior maturação, confiança e tempo de saída lhe permitam ser mais eficaz neste aspecto. Sendo a sua primeira temporada como sénior e tendo em conta que a formação e afirmação de guarda redes é mais tardia na carriera futebolística, creio estarmos perante um jogador que poderá atingir um potencial elevado no futebol europeu.


Potencial:


Friday, March 20, 2015

Wednesday, March 4, 2015

Luis Pavez

















Nome: Luis Alberto Pavez
Nacionalidade: Chile
Data de Nascimento:17/09/1995
Posição:Defesa Esquerdo
Altura: 1,75 M
Clube: Colo Colo



Descrição: Luis Pavez, nasceu e cresceu num bairro complicado, e foi o futebol o seu escape, algo que o levou a seguir o caminho certo quando poderia facilmente se “perder” com outras escolhas. Começou a jogar futebol aos 5 anos e mais tarde foi prestar provas ao Colo Colo conseguindo integrar as equipas de formação. Daí à equipa principal a sua ascensão foi relativamente rápida, é um defesa esquerdo de grande carácter e atitude, parece um líder no campo mesmo contando apenas com 18 anos. É rápido e capaz de fazer todo o corredor, apoiando na fase ofensiva com qualidade mas sem nunca descurar a sua função como defesa. Não sendo muito alto, cumpre bastante bem em termos defensivos pois lê bem o jogo e procura sempre estar bem posicionado. O seu sonho, além de ajudar a família a comprar uma casa é jogar em Inglaterra, mais propriamente no Liverpool. As suas qualidades serão certamente já conhecidas em “terras de sua majestade”, mas deve continuar a provar o seu valor para ter uma oportunidade na alta roda do futebol europeu.





Potencial:



Artigo publicado na revista futebolista nº114, Fevereiro 2015

Sunday, March 1, 2015

Lucas Boyè
















Nome: Lucas Boyè
Nacionalidade: Argentina
Data de Nascimento:28/02/1996
Posição:Avançado
Altura: 1,83 M
Clube: River Plate



Descrição: Nasceu na pequena localidade de Santa Fé em San Gregorio na Argentina, sendo que chega ao River Plate com 14 anos, no ano de 2010 tendo feito a sua primeira aparição na principal equipa em 2014 contado com apenas 17 anos. Caracteriza-se por ser um avançado móvel e bastante dinâmico podendo actuar como referência ou então como um segundo avançado surgindo inclusive nas alas onde confere boa largura e profundidade à equipa. É um jogador que possuí uma boa técnica, com capacidade de jogar de costas para a baliza e com facilidade de drible em velocidade criando muitas dificuldades no 1x1 ofensivo. Durante a última temporada, e apesar de não ser titular, foi tendo várias oportunidades de jogar marcando inclusivamente um golo ao San Lorenzo na vitória por 3-1 entrando ao minuto 77’ para o lugar do ex Benfiquista Rodrigo Mora. Curiosamente este golo foi marcado de cabeça, uma característica que deverá melhorar. Para atingir o seu potencial tem de continuar a trabalhar arduamente para conquistar um lugar na equipa uma vez que tem “concorrentes” de grande nível no plantel.

Curiosidades:
- Foi o melhor marcador da Copa Dallas que o River PLate venceu, tendo inclusive marcado dois golos na final contra os sub-20 dos E.U.A.
- Gosta bastante de Gonzalo Higuaín, sendo no entanto Radamel Falcao o seu ídolo;
- Relativamente ao seu jogo afirma “Estou tranquilo, vou continuar a trabalhar. (…) tenho que melhorar a definição das jogadas”.



Potencial:



Artigo publicado na revista futebolista nº114, Fevereiro 2015