Friday, October 31, 2014

Alexis Zapata


 














Nome: Alexis Zapata
Nacionalidade: Colômbia
Data de Nascimento: 10/05/1995
Posição: Médio Ofensivo
Altura: 1,76 M
Clube: Udinese




Descrição: Predestinado. Este jovem colombiano tem magia nos pés. Proveniente do Evingado, clube que lançou James Rodriguez e Juan Quintero, este jovem é mais um produto de qualidade e com características similares aos dois médios que passaram pelo Dragão. Esquerdino, actua como médio ofensivo, um 10 puro que, no entanto, pode adaptar-se a zonas mais laterais. Tecnicamente é super evoluído, conseguindo progredir no terreno com a bola controlada e ultrapassando um a um os seus adversários. É rápido, e possui qualidade de passe e visão de jogo acima da média podendo assumir a liderança da organização ofensiva da equipa. Brilhou pela sua selecção e a Udinese comprou o seu passe tendo-o emprestado primeiro ao Granada e depois ao Sassuolo, em ambos não foi um jogador preponderante e este ano ficou no plantel da Udine. Como todos os jovens, o maior crescimento é adquirido em jogo e esperemos que venha a ter oportunidades no sentido de atingir todo o seu potencial.



Potencial:

Artigo Publicado na revista futebolista nº110, Outubro 2014

Wednesday, October 29, 2014

Hildeberto Pereira

















Nome: Hildeberto Pereira
Nacionalidade: Portugal
Data de Nascimento: 02/03/1996
Posição: Avançado
Altura: 1,75 M
Clube: Benfica




Descrição: Este jovem jogador da formação de juniores do Benfica é uma avançado que pode atuar em qualquer uma das posições do ataque. Ora em zona mais central ora descaído para uma das alas, é um jogador absolutamente imparável, alguns compara-no a Hulk e em boa verdade a sua intensidade e robustez física fazem lembrar um pouco o avançado do Zenit. É muito forte fisicamente, muito difícil de parar e bastante rápido. É destro, tem um bom nível técnico e a sua intensidade no jogo é sempre elevada. Como avançado que é, deverá tornar-se um pouco mais frio na hora de finalização, tem um remate muito forte mas por vezes a melhor opção passa por colocar apenas a bola e necessita de apurar esse discernimento. Será porventura essa a característica a trabalhar, ganhar maior lucidez no campo poderá fazer dele um jogador melhor, pois tem tendência a "levar tudo à frente" quando por vezes tem melhores opções no jogo. É no entanto um jogador interessante que deve trabalhar para melhorar os seus pontos mais débeis e poderá tornar-se um avançado com lugar no melhores clubes da nossa liga.


Potencial:


Monday, October 27, 2014

João Rodriguez
















Nome: João Rodriguez
Nacionalidade: Colômbia
Data de Nascimento: 19/05/1996
Posição: Médio Ofensivo
Altura: 1,77 M
Clube: Chelsea (Emp. ao Bastia)



Descrição: Filho de Willy Rodriguez, mítico goleador do Deportivo Cali e da seleção Colombiana na década de 90, João Rodriguez desde cedo vivenciou o mundo do futebol, procura seguir as pisadas do pai e tornar-se um jogador reconhecido no seu país e também singrar na Europa. Contratado pelo Chelsea ainda muito novo, teve de continuar no seu país até completar 18 anos. Chegou agora o momento de mostrar o que vale no “velho continente”.


João Rodriguez começou a chamar a atenção dos olheiros por ser um goleador nos campeonatos jovens da Colômbia. Mas foi o Sudamericano sub-15 em 2011 que aguçou o apetite dos “tubarões” europeus em relação a este jogador. O Chelsea convidou-o a prestar provas e decidiu oferecer-lhe um pré acordo para um contrato profissional com a duração de 5 anos, uma vez que era ainda um jovem e não poderia ter o visto de trabalho necessário para jogar em Inglaterra. Regressou ao seu país onde esteve até fazer 18 anos, primeiro no Quindio e mais tarde no Uniautónoma sendo que este ano vai ter a sua primeira oportunidade na Europa ao ter sido emprestado ao Bastia de França pelo Chelsea. Será importante em termos de adaptação a um futebol diferente do sul-americano.

Assistir ou marcar
Na sua formação era um goleador, marcando constantemente um ou mais golos por jogo. Agora é um jogador que actua mais como apoio do avançado ou mesmo como um avançado mais descaído sobre os flancos. Independentemente disso as suas qualidades mantêm-se, é um jogador que aparece bem entre linhas e que lê o jogo com bastante qualidade. Como é bastante evoluído em termos técnicos tenta várias vezes situações de 1x1, procura também o remate de longa distância possuindo um bom remate. Não é um jogador muito alto e apesar de se antecipar bem aos adversários talvez tenha sido uma das razões para ter recuado um pouco no terreno ou ser opção como extremo. É um jogador com boa atitude defensiva e coopera bastante com os companheiros. Se continuar a trabalhar e se a adaptação ao futebol europeu for positiva poderá vir a ser parte integrante da equipa do Chelsea ou mesmo ser vendido a outro clube de igual gabarito.

Apontamentos


  • Foi o primeiro jogador colombiano a assinar pelo Chelsea;
  • Depois do empréstimo ao Quindio, decidiu ser emprestado ao Uniatónoma que por essa altura era treinado pelo seu pai;
  • Na sua fase de testes no Chelsea chegou a ser chamado a treinar várias vezes com a principal equipa do clube;

Potencial:




Artigo Publicado na revista futebolista nº110, Outubro 2014

Sunday, October 26, 2014

Jurgi Oteo


















Nome: Jurgi Oteo
Nacionalidade: Espanha
Data de Nascimento: 29/08/1996
Posição: Extremo Direito
Altura: 1,70 M
Clube: Athletic Bilbao





Descrição: É um dos jovens mais promissores do Athletic, actuando como extremo direito e alternando entre os sub-19 e a equipa secundária do clube. Poderá a breve prazo ser inserido na primeira equipa mas como jovem que é deverá ter essa oportunidade de forma gradual. É bastante rápido, de grande valia técnica e que a sabe utilizar em velocidade. Procura várias vezes o 1x1 tentando ultrapassar os adversários com dribles e mudanças de velocidade e cruzando para a área. É internacional por Espanha nos escalões de sub-18 e sub-19 e o seu clube, ciente da sua qualidade decidiu no ano passado renovar-lhe o contrato até 2017 e mudar a sua cláusula de rescisão de 1 para 6 milhões de euros. Parece-nos que poderá continuar a crescer no seu clube e ser mais um jovem a surgir na liga espanhola proveniente da formação. Tem bastante qualidade e além de tudo é capitão de equipa o que revela um pouco a sua personalidade forte e querer sempre enfrentar as adversidades. é um jogador a ter em atenção.


Potencial:


Saturday, October 25, 2014

Bernard

















Nome: Bernard Mensah
Nacionalidade: Gana
Data de Nascimento: 17/10/1994
Posição: Médio ofensivo
Altura: 1,80 M
Clube: V. Guimarães



Descrição: Este jovem que fez a sua formação no Vitória tem dado nas vistas neste inicio de temporada. É ganês e tem-se destacado na equipa pela sua qualidade. Pode atuar no meio ou mais descaído para uma das alas e em qualquer uma das posições chama a atenção pela sua qualidade técnica. É um jogador que ocupa bem o espaço e controla muito bem a bola sendo muito capaz ao nível do passe. É dinâmico em jogo e tem boa criatividade criando desequilíbrios nos adversários seja através de passes ou em progressão com bola controlada utilizando dribles para progredir. Tem um bom remate de longa distância, e marcou 4 golos nos primeiros 7 jogos do campeonato. A aposta do seu treinador Rui Vitória está a dar frutos e a continuar a jogar irá certamente evoluir e poderá tornar-se um jogador a trazer um retorno considerável quer em termos desportivos quer em termos financeiros. A ver vamos se o próximo mercado poderá já trazer novidades nesse sentido ou se no verão este jovem dará um salto na sua carreira.




Potencial:


Friday, October 24, 2014

Leonardo Ruiz

















Nome: Leonardo Acevedo Ruiz
Nacionalidade: Colômbia
Data de Nascimento: 18/04/1996
Posição: Avançado
Altura: 1,85 M
Clube: F.C. Porto



Descrição: Este jovem avançado, está no F.C. Porto por empréstimo do Atlético Nacional da Colômbia, no entanto, tem uma cláusula de compra que na nossa opinião será activada pelo que este jovem tem feito no escalão de Sub-19 do clube. É um avançado que além de marcar golos, que é aquilo a que se dá mais importância nesta posição, é um jogador que luta bastante e que é uma referência para os companheiros, servindo de referência para combinações importantes. É um jogador que sai muito da área, criando espaços nas costas e tem uma excelente capacidade de protecção de bola. Faz um bom uso do corpo e entrega com boa qualidade aos seus companheiros procurando de imediato a zona de finalização. Remata bem e é forte no jogo de cabeça, tendo já alguns golos desta forma.  Depois de vários talentos colombianos terem passado pelo Dragão poderá ser mais um valor dessa origem a dar alegrias aos adeptos azuis e brancos e quem sabe mais um excelente negócio para o clube.


Potencial:

Thursday, October 23, 2014

Geuvânio













Nome: Geuvânio
Nacionalidade: Brasil
Data de Nascimento: 05/04/1992
Posição: Avançado
Altura: 1,75 M
Clube: Santos


Descrição: O Santos tem por tradição lançar grandes nomes no futebol mundial, Péle, Coutinho, Robinho e Neymar são alguns exemplos de sucesso. Lança-os ainda jovens e tem a capacidade de à sua saída fazer entrar nova promessa na principal equipa. Ao contrário dos exemplos falados, Geuvânio é um jogador a quem é reconhecido bastante talento mas que tarda a impor-se definitivamente no Brasileirão. Em termos técnicos não é brilhante como se imagina, mas é um jogador que batalha muito no campo e que procura cumprir à risca em termos táticos. Tem bastante “raça” e coopera bastante nas acções defensivas dando tudo de si pela equipa. Já esteve próximo de jogar em Portugal, mais propriamente na Académica em 2012, mas no último momento acabou por renovar o seu contrato que é agora válido até 2017. Poderá ser um jogador importante na equipa devendo ser mais regular e adquirindo uma maior maturidade competitiva e quem sabe as portas do nosso país se lhe abram novamente.



Potencial:





Artigo Publicado na revista futebolista nº109, Setembro 2014

Wednesday, October 22, 2014

Daniel da Silva












Nome: Daniel da Silva
Nacionalidade: Austrália
Data de Nascimento: 06/03/1997
Posição: Médio Ofensivo
Altura: 1,70 M
Clube: Perth Glory

Descrição: O futebol não tem na Austrália a mesma dimensão que na maioria dos países europeus e sul americanos, e por isso é raro pensar em potencias futuras estrelas oriundas deste país. No então, Daniel tem demonstrado qualidades bastantes interessantes que poderão fazer dele uma referência neste desporto no seu país e tornar-se um jogador de bom nível no futebol europeu. Foi o segundo mais jovem jogador de sempre a actuar na A-League, principal liga de futebol na Austrália e é presença assídua nas selecções jovens do país desde os sub-17 aos sub-20. Esteve perto do Everton de Inglaterra, mas tudo indica que no final da presente temporada sem mudará para Roma, parecendo estar já tudo acertado para a transferência. É um jogador que necessita duma mudança para poder continuar a evoluir, necessita de desafios para crescer e poder potenciar toda a sua qualidade. É um médio de cariz ofensivo, destro, muito técnico e hábil no drible. Protege muito bem a bola e possui uma muito boa qualidade de passe, sendo bastante preciso e conseguindo desequilibrar as defesas adversárias com bons passes de ruptura. É no entanto um pouco frágil em termos físicos, e a ser verdade a sua mudança para Itália poderá ser benéfica neste aspecto. É um jovem a seguir com atenção, e que se conseguir vingar poderá dar um importante impulso à evolução do futebol no seu país natal.


Potencial:

Tuesday, October 21, 2014

Boschilia


















Nome: Boschilia
Nacionalidade: Brasil
Data de Nascimento: 05/03/1996
Posição: Extremo Esquerdo
Altura: 1,72 M
Clube: São Paulo



Descrição: Um talento imenso, Boschilia nasceu para o futebol no modesto Guarani tendo muito cedo chamado a atenção do Tricolor São Paulo, onde fez grande parte da sua formação com jogador. É um jovem primoroso em termos técnicos, capaz de ultrapassar rapidamente os adversários mantendo sempre a bola controlada. Tem uma excelente visão de jogo e velocidade assim como uma boa capacidade de remate, colocando o mesmo com bastante precisão. Deu-se a conhecer a nível internacional no último mundial de sub-17 tendo sido um dos jogadores em maior destaque na competição. Pode actuar à direita procurando movimentações interiores para fazer uso do seu remate ou então como número 10, onde tem mais bola e mexe bastante com o jogo dada a sua qualidade técnica. Depois na época passada ter brilhado pela Seleção jovem do Brasil, começou a ser aposta na principal equipa do São Paulo onde vai começando a somar minutos podendo aos poucos ganhar o seu lugar e afirmar-se na principal equipa. É um jovem de grande personalidade e maturidade podendo por isso conquistar o seu espaço no clube. A sua performance no Mundial de Sub-17 aguçou o apetite dos “tubarões” europeus que estão a acompanhar de perto a sua evolução no Brasileirão.

Curiosidades:
- Marcou 6 golos e assistio os companheiros por 3 vezes em apenas 4 jogos no Mundial Sub-17;
- Estreou-se a titular no dia 20 de Abril de 2014, contra o Botafogo tendo a sua equipa ganho por 3-0;
- Quando fez 18 anos renovou contrato que é válido até 4 de Março de 2019



Potencial:



Artigo Publicado na revista futebolista nº109, Setembro 2014


Monday, October 20, 2014

Raphael Guerreiro
















Nome: Raphael Guerreiro
Nacionalidade: Portugal
Data de Nascimento: 22/12/1993
Posição: Defesa Esquerdo
Altura: 1,70 M
Clube: Lorient




Descrição: Raphael Guerreiro nasceu a 22 de Dezembro de 1993 em França. Filho de pai português e mãe francesa, este jovem lateral esquerdo fez o seu percurso no Centro Nacional de Treinos de Clairefontaine. Era desejado para representar a equipa gaulesa mas optou por defender as cores de Portugal.

Começou a dar nas vistas no Caen, clube da sua terra natal e foi inclusivamente considerado o melhor lateral esquerdo da Ligue 2. Vários clubes demonstraram então interesse na sua contratação, acabando por assinar pelo Lorient a troco de 2,5 milhões de euros.

Desde então assumiu-se como titular indiscutível na principal liga francesa e tem sido também uma peça basilar na selecção portuguesa de Sub-21. É um lateral muito ofensivo, que faz da sua velocidade a principal arma. Possui grande intensidade no jogo e faz todo o corredor, defensivamente é um jogador aguerrido, raramente faz falta  procura antecipar-se aos adversários ou ganhar posição sobre os mesmos para ganhar a bola. Tem qualidade de passe e cruzamento e parece sempre muito concentrado no jogo.

Todos estes feitos não passam despercebidos a potenciais interessados e entre muitos clubes a que já foi associado destacam-se o FC Porto e o Benfica, clubes grandes portugueses que parecem dispostos a fazê-lo brilhar no país da selecção que representa.




Potencial:




Artigo Publicado no blog da revista futebolista:



Friday, October 17, 2014

Guido Vadala

















Nome: Guido Vadalá
Nacionalidade: Argentina
Data de Nascimento: 08/02/1997
Posição: Médio Ofensivo
Altura: 1,68 M
Clube: Boca Juniors



Descrição: Nascido em José Cura, na Argentina, Vadalá começou a jogar futebol no clube da terr e marcou uns incríveis 330 golos em 14 torneios regionais. A sua mestria era já então admirada e agora é considerado na Argentina o novo Riquelme, e tido como o melhor talento a surgir na formação do Boca Juniors.

No ano passado marcou 32 golos pelas camadas jovens do seu clube, sendo mesmo o melhor marcador do campeonato e recebido o prémio da AFA como o jogador amador do ano. Com tudo isso teve então a oportunidade de treinar com a principal equipa pela mão de Carlos Banchi.

Vadallá chegou ao Boca Juniors em 2011, depois de passar pelo Barcelona de Espanha, onde esteve à experiência em 2009. Podia ter ficado na catalunha mas preferio voltar à Argentina onde a melhor oportunidade foi dada pelo Boca. Muitos outros clubes europeus estiveram interessados nos seus préstimos, nomeadamente a Juventus e Atalanta de Itália.

É um médio ofensivo, de baixa estatura, mas muito dinâmico, rápido e poderosíssimo no 1x1. Talvez o interesse do Barcelona tenha a ver com as suas semelhanças com Messi. Boa capacidade de remate, capacidade de jogar com ambos os pés, e de sozinho resolver um jogo. Será certamente um jogador a seguir com muita atenção e que poderá a breve prazo voltar à Europa.

Potencial:


Thursday, October 16, 2014

Keita Balde Diao








Nome: Keita Balde Diao
Nacionalidade: Espanha/Senegal
Data de Nascimento: 08/03/1995
Posição: Extremo Esquerdo
Altura: 1,81 M
Clube: Lazio



Descrição: Numa altura em que se fala bastante da diminuição da qualidade da Serie A, em relação aos principais escalões do futebol europeu, continuam a surgir todas as épocas novos talentos capazes de deixar qualquer um abismado com a qualidade do futebol que lhes sai dos pés. Um dos últimos jogadores a brilhar na Seria A foi Keita Baldé, ao serviço da Lazio de Roma.
Este jovem espanhol, de origem senegalesa foi recrutado pelo clube da capital italiana à formação do Barcelona quando este tinha apenas 16 anos. Esteve durante dois anos nas camadas jovens dos "azzurra", até que no ano passado passou para o plantel principal da Lazio, depois de brilhar nos escalões inferiores. Na época 13/14 foi a revelação da Lazio, a par de Onazi, e deu nas vistas de tal maneira que o prestigiado jornal "Corriere Dello Sport" o colocou na lista dos 30 jogadores sub-20 mais promissores da época.
Keita Balde destaca-se por ser um jogador muito rápido e muito tecnicista. Consegue fazer quase todas as posições do meio campo ofensivo com distinção, mas é no corredor esquerdo que parece sentir-se mais confortável para fazer as suas diagonais vertiginosas. O facto de ser muito rápido leva a que seja frequentemente carregado com faltas duras, após deixar os defesas adversários de rastos. Tem demonstrado uma boa visão de jogo, mas pode melhorar ainda os seus cruzamentos, pois, embora faça bastantes assistências, perde alguns lances ao tentar adorná-los, devido também à sua tenra idade.
Keita apresenta um talento que não deixa ninguém indiferente e espera-se que mantenha o seu trajecto ascendente de forma a podermos vê-lo brilhar em palcos ainda melhores do que o Olímpico de Roma.



Potencial: