Friday, September 26, 2014

Ante Rebic



















Nome
: Ante Rebic

 Nacionalidade: Croácia
 Data de nascimento: 21/09/1993
 Posição: Extremo Esquerdo
 Altura: 1,85 M
 Clube: Fiorentina (Emprestado ao Leipzig)






Descrição: Nascido em Imotsky, uma pequena vila perto da Bósnia e começou a jogar futebol numa equipa local tendo sido observado por membros do RNK Split clube que já lançou bastantes talentos na Croácia. Depois de fazer a sua formação chega à equipa principal em Maio de 2011. A sua equipa perdia por um contra o Dinamo de Zagreb mas a sete minutos do fim consegue empatar o jogo e mostrar-se como um grande talento no mundo do futebol. A partir daí consegui conquistar a titularidade na equipa e ser um jogador muito importante na mesma. Tais prestações não passaram despercebidas e em 2013 muda-se para a Fiorentina. Durante a sua primeira temporada não se conseguiu impor dado que além da adaptação teve alguns problemas com lesões, sendo no entanto chamado para este Mundial. Pode actuar em qualquer posição do ataque mas é a partir da esquerda que consegue brilhar, potente, veloz e com grande capacidade técnica e de finta é um jogador que executa movimentos interiores para finalizar uma vez que é destro. Também é muito competente no jogo aéreo dada a sua altura e um jogador humilde e trabalhador que dá tudo pela equipa. Para continuar a sua evolução necessita de jogar e não tendo oportunidades na Fiorentina seria interessante pensar num empréstimo para que tivesse oportunidade de evoluir e atingir o seu verdadeiro potencial.  




Potencial:


Artigo Publicado na revista futebolista nº108, Agosto 2014


Tuesday, September 23, 2014

Carlos Gruezo


 











 Nome: Carlos Gruezo
 Nacionalidade: Equador
 Data de nascimento: 19/04/1995
 Posição: Médio Defensivo
 Altura: 1,71M
 Clube: Estugarda


Descrição: Nascido em 1995, foi um dos jogadores mais jovens do Campeonato do Mundo e uma das surpresas da convocatória de Reinaldo Rueda. Pouco utilizado no Estugarda, ficou em definitivo na selecção depois das excelentes indicações deixadas no estágio de preparação. Filho de um ex-futebolista (Carlos Armando Quinonez Gruezo), iniciou a sua carreira no LDU de Quito mudando-se com 15 anos para o Uruguai para a formação do Defensor onde esteve apenas alguns meses antes de voltar ao seu país, desta vez para representar o pequeno clube Independiente del Valle onde, em 2011 chega a jogar na primeira divisão equatoriana. Na época seguinte muda-se para o Barcelona de Guayaquil e em duas épocas faz 77 jogos. No mercado de Inverno, mais propriamente a 30 de Janeiro de 2014 muda-se para o Estugarda. Não foi preponderante mas estreou-se na equipa a 26 de Março contra o Nuremberga e foi titular nos últimos sete jogos do campeonato. Joga como médio defensivo, não é muito alto mas é maciço, baixo mas rápido e com boa capacidade de recuperação de bola. Dá tudo em campo, pressiona bastante e não dá um lance por perdido, cometendo por isso faltas que às vezes são desnecessárias. “El Manguito” chamou a atenção de outros clubes com as suas prestações no Estugarda e chamada à seleção falando-se do Chelsea como um dos grandes clubes que segue de perto a sua evolução.




Potencial:


Artigo Publicado na revista futebolista nº108, Agosto 2014

Friday, September 19, 2014

Ricardo Rodriguez
















 Nome: Ricardo Rodriguez
 Nacionalidade: Suíça
 Data de nascimento: 25/08/1992
 Posição: Defesa Esquerdo
 Altura: 1,80 M
 Clube: Wolfsburgo




Descrição: Filho de pai espanhol e mãe chilena, Ricardo nasceu em Zurique, uma das principais cidades da Suíça. Cedo começou no futebol, no modesto clube de Schawamendingen e com apenas dez anos chamou a atenção da equipa de Zurique onde fez toda a sua formação até chegar à equipa principal. A sua estreia no principal escalão suíça deu-se quando ele tinha apenas 17 anos, mas a sua qualidade fez com que rapidamente ganha-se a titularidade e começou a chamar o interesse de outros clubes. O Wolfsburgo foi quem se antecipou a toda a concorrência e conseguiu contar com os préstimos deste excelente jogador que esta temporada foi totalista na sua equipa marcando 5 golos e assistindo por nove vezes os seus companheiros. É um lateral com uma grande propensão ofensiva, muita qualidade no cruzamento e que recupera rapidamente a posição. É um jogador muito concentrado e que cumpre eficazmente o seu papel em termos defensivos ocupando muito bem o espaço interior e sendo eficaz no desarme. Uma mais valia sua é a sua capacidade nas bolas paradas, causando bastante perigo seja em livres directos ou em colocar a bola para finalização dos companheiros. Este Mundial poderá ter sido a montra necessária para que os grandes clubes apostem neste valor.

Curiosidades:
- Tem dois irmãos (Roberto e Francisco) e ambos são jogadores de futebol que actuam em equipas da Suíça;

- Foram vários os clubes a que já foi associado. Real Madrid, Barcelona, PSG, Liverpool, Chelsea e Tottenham são apenas alguns exemplos;

- Esteve presente várias competições conceituadas como o Mundial sub-17 em 2009, os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e agora o Mundial do Brasil 2014.



Potencial:


Artigo Publicado na revista futebolista nº108, Agosto 2014

Tuesday, September 16, 2014

Marko Pjaca







 







 Nome: Marko Pjaca
 Nacionalidade: Croácia
 Data de nascimento: 06/05/1995
 Posição: Extremo Direito
 Altura: 1,83 M
 Clube: Dinamo Zagreb



Descrição: Marco Pjaca juntou-se ao Lokomotiva Zagreb em 2010, na altura com 15 anos, e foram apenas necessários dois anos para que se juntasse à principal equipa, tendo-se estreado a 24 de Fevereiro 2012 contra o NK Zadar e logo com uma assistência. A sua preponderância na equipa foi aumentando exponencialmente, sendo mesmo nos últimos tempos o principal "motor" da mesma. Também nas jovens seleções da Croácia tem demonstrado grande qualidade e categoria, de tal forma que o Dinamo Zagreb decidiu contratá-lo para a presente temporada. É um extremo de grande capacidade, joga maioritariamente à direita e tem bastante qualidade técnica e criatividade. É rápido, com boa capacidade de aceleração e visão de jogo, e é fisicamente robusto. Este inicio de temporada tem-lhe corrido muito bem no Dínamo, sendo que a adaptação parece que não vá ser um problema. O maior problema é para os adversários, pois é um jogador de grande qualidade e que ao afirmar-se no Dínamo irá certamente acabar por dar o salto para um clube maior na Europa.



Potencial:

Artigo publicado em: http://revistafutebolista.blogspot.pt/2014/09/vai-dar-que-falar-marko-pjaca.html

Monday, September 15, 2014

Talisca
















 Nome: Talisca
 Nacionalidade: Brasil
 Data de nascimento: 01/02/1994
 Posição: Médio Centro
 Altura: 1,88 M
 Clube: Benfica





Descrição: Talisca chegou a Portugal sem ser muito conhecido dos adeptos portugueses, no entanto, no Brasil vinha sendo um jogador muito importante nos últimos dois anos, sendo que a sua vinda para a Europa à muito que era falada.  É um médio que pode ter qualquer função no meio campo, além de saber fechar os espaços às acções adversárias, possui bom sentido posicional e visão de jogo para ser responsável pela organização ofensiva da equipa. É alto, participa bastante no jogo pedindo bola constantemente, possui muita qualidade no passe longo e portanto parece-nos ser um médio que poderá ser um elemento importante na ligação entre a fase defensiva e ofensiva. Além disso tem facilidade em marcar as bolas paradas e consegue aparecer com algum regularidade em zonas de finalização onde procura marcar. Possui uma capacidade física enorme, percorrendo várias zonas do terreno de jogo e sempre com intensidade. Certamente que vai "crescer" bastante no futebol europeu, e imagino o seu percurso a ser similar ao de Ramires, outro médio que evolui bastante pelas mãos do Benfica e de Jorge Jesus. É um jogador de grande qualidade e como afirmou o seu treinador à bem pouco tempo "vai render uns milhões daqui a uns anitos". 



Potencial:








Thursday, September 11, 2014

Rúben Neves

















Nome
: Rúben Neves

 Nacionalidade: Portugal
 Data de nascimento: 13/03/1997
 Posição: Médio Defensivo
 Altura: 1,80 M
 Clube: F.C. Porto




Descrição: Rúben Neves ganhou estatuto depois de ser visto por muito como um jogador mediano. Esteve emprestado ao Padroense mas impôs-se rapidamente, de tal forma que o F.C. Porto não teve outra opção senão chamá-lo novamente para a sua equipa de Sub-17. Esta temporada e quando se pensava que ia alternar entre os sub-19 e equipa B, eis que Lopetegui, novo treinador do Porto, o lança na equipa principal. Sem receio, Rúben assume as suas funções com grande concentração demonstrando capacidade mental e maturidade. Atua como médio defensivo e procura dar sempre linha de passe mais recuada aos seus companheiros, sendo depois capaz de variar entre passe curto ou longo, para zona interior e exterior, sempre com grande qualidade. Tem um bom nível técnico mas a sua leitura de jogo e capacidade de antecipar as acções são as suas melhores armas. É um jogador bastante concentrado, inteligente, com agressividade e atitude no jogo. Tem uma boa capacidade física, o que lhe permite disputar os duelos sendo também forte no ar. O mediatismo em torno desta aparição parecem ter mexido um pouco com ele, mas parece-me que o treinador espanhol sabe lidar com essa situação e como tal vai poupa-lo em determinadas ocasiões não tanto pela menor qualidade ou trabalho, mas sim para que possa amadurecer e crescer como jogador sem percalços.


Potencial:



Wednesday, September 3, 2014

Bryan Cristante













   Nome: Bryan Cristante

 Nacionalidade: Itália
 Data de nascimento: 03/03/1995
 Posição: Médio Centro
 Altura: 1,86 M
 Clube: Benfica



Descrição: O Benfica contratou por 6 milhões de euros, um dos jovens jogadores italianos com maior potencial. Este jovem jogador, desde cedo mostrou bastante qualidade, chegando ao A.C. Milan em 2009 e ganhando no ano de estreia o título nacional no escalão "Giovanissimi", daí em diante foi sempre uma pedra basilar nas equipas de formação do clube sendo também chamado com regularidade aos trabalhos da Selecção Italiana.
Como jogador caracteriza-se por um médio fisicamente forte que pode actuar em todas as posições do meio campo dada a sua inteligência. A melhor posição para ele é no entanto a de "8" uma vez que pode participar activamente nas duas fases principais do jogo. Possui boa qualidade de passe a curta e longa distância permitindo-lhe pautar o ritmo de jogo e é um jogador com um bom nível técnico geral. Tem um bom remate de longa distância e pode ser importante também nos lances de bola parada. A sua qualidade é inegável e a sua vinda para o Benfica não deixa de ser uma surpresa tanto que os adeptos do A.C.Milan manifestaram-se publicamente mostrando-se incrédulos com esta transferência. É um diamante para o Jorge Jesus limar e poderá ser um médio muito importante na dinâmica da equipa.


Curiosidades:

  • Em 2013 foi considerado o Golden Boy do prestigiado torneio Viareggio Cup;
  • Foi o mais jovem jogador a atuar na Liga dos Campeões pelo A.C. Milan (16 anos).

Potential: